CORDA CRUA
quarta-feira, 31 de março de 2010
Sistema de Graduação
CORDA CRUA
terça-feira, 30 de março de 2010
12. Jogos Europeus 2010
12. Jogos Europeus 2010
Abadá Capoeira Europa tem orgulho de convidar-lhe para os 12° Jogos Europeus da Abadá Capoeira que serão realizados em Salzburg - Áustria nos dias 2,3,4 e 5 de abril de 2010 (Final de semana de Páscoa).
Depois do sucesso do ano passado será a segunda vez que os Jogos Europeus vão ser realizados em Salzburg, mantendo assim a tradição que começou há mais de 15 anos, quando em Salzburg sediamos o Primeiro Encontro Europeu da Abadá Capoeira.
Neste evento serão realizadas várias atividades com oficinas de Capoeira, música e dança para todos os níveis, competições de Capoeira (no local Turnhalle Josef-Preis-Allee 3-5, 5020 Salzburg) e uma grande oportunidade de encontrar Capoeiristas da Europa e do Brasil.
Além das diversas oficinas e competições, ofereceremos uma festa brasileira (“Noite do Brasil”) na ARGEkultur, Josef-Preis-Allee 16, 5020 Salzburg e um Aulão no centro da cidade de Salzburg.
Contaremos com as presenças já confirmadas do Mestre Camisa, Mestranda Edna, Mestrando Peixe Cru e Mestrando Apache.
Nas finais dos 12° Jogos Europeus, no domingo, dia 4 de abril 2010, às 20 horas, na Sporthalle Alpenstraße, Otto-Holzbauer-Straße 5, 5020 Salzburg (entrada às 19 horas) teremos as presenças dos melhores Capoeiristas da Europa, sob os olhos observadores de um corpo de jurado profissional, especialmente convidado do Brasil.
Será um grande prazer contar com sua presença em Salzburg, pois sua participação vai contribuir para o evento ser mais competitivo, especial, divertido e prazeroso para todos nós.
Esperamos encontrar-lhe na Páscoa!
Axé Grão Mestre Camisa Roxa
Jogos Europeus 2009 from Matthias Eckhardt on Vimeo.
Fonte: http://www.abadacapoeiraeuropa.eu/
MACULELÊ
Mestre Popó
Texto escrito a partir de entrevista cedida em 16/12/1968 à Maria Mutti por Mestre Popó em Santo Amaro da Purificação - BAHIA. Segundo Mestre Popó, maculêle é luta e dança ao mesmo tempo, se um feitor aparecia na senzala anoite, pensava que era a maneira de adoração aos deuses das terras deles (dos negros escravos), as músicas não davam ao feitor entender o que eles cantavam. A festa era realizada de 8 de dezembro (consagração de Nossa Senhora da Conceição) e 2 de fevereiro (dia de Yemanjá) em Santo Amaro da Purificação. Acontecia nas praças e nas ruas da cidade e era considerada uma festa ``profana'' realizada pelos negros escravos. /Plaé, plaé /plaé, plaé, plaé / plaé, plaé/em marcha guizada, a ``Marcha de Angola'', que tem algo de Capoeira e de Samba, tudo isso em Movimentos sempre ao compasso das batidas das grimas (bastões). Quais os instrumentos apropriados?
PUXADA DE REDE.
Quadro inspirado no principal meio de vida do Litoral brasileiro, mostra as tradicionais pescas, conhecida como três maios que representa um dos principais meio de subsistência do negro logo após a escravidão. Hoje, representa um importante recurso natural renovável do Brasil, pouco valorizado. Quadro composto por homens que vão ao mar pescar e suas vidas na praia. A puxada de rede conta a história de um pescador que, ao sair para o mar em plena noite para trazer o sustento da família, despede-se de sua mulher que, tendo um mau pressentimento, o assusta dizendo dos perigos de sair à noite. Mas o pescador sai e a deixa chorando com seus filhos assustados. O pescador sai para o mar e leva consigo uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, seus companheiros de pesca e a bênção de Deus.
Muito antes do horário previsto para a volta dos pescadores, que seria às 5 da manhã, a mulher do pescador, que ficara na praia esperando a hora do arrasto, teve uma visão um tanto quanto estranha. Ela vê o barco voltando com todos à bordo muito tristes e alguns até chorando. Quando os pescadores desembarcam, ela dá pela falta do marido e os pescadores dizem que ele caiu no mar por conta de um descuido e que devido à escuridão da noite, não foi possível encontrá-lo, ficando ele perdido na imensidão das águas.
Ao amanhecer, quando foram fazer o arrasto da rede que ficara ao mar, os pescadores notaram que, por ter sido aquela uma noite de pouca pesca, a rede estava pesada demais. Ao chegar todo o arrasto à praia, já com o dia claro, todos viram no meio dos poucos peixes que vieram, o corpo do pescador desaparecido. A tristeza foi instantânea e o desespero tomou conta de todos ali presentes. Prosseguem-se então os rituais fúnebres do pescador sendo levado à sua morada eterna pelos amigos que estavam com ele no mar, sendo seu corpo carregado nos ombros, ao longo da praia.
segunda-feira, 29 de março de 2010
SAMBA DE RODA
-
-
-
-
O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.
-
-
-
-